Como instalar a JDK 17 no Ubuntu e derivados

No artigo a seguir vamos explicar o passo a passo da instalação do JDK 17 a ultima versão lançada LTS, ou seja “Long Term Support”.

O sistema operacional que vamos utilizar é o Ubuntu, mas você pode seguis os mesmos passos em qualquer outro sistema operacional Linux que seja baseado no Debian.

Instalação do Open JDK 17

O Open JDK é uma implementação livre e gratuita da plataforma Java na edição Standard, mantida pela Oracle, a RedHat e a comunidade é diferente da Oracle JDK que é uma plataforma de código fechado mantida pela Oracle e que a depender do seu uso é necessário Licença.

Passo 1: Vamos atualizar os pacotes do nosso sistema operacional, é boa prática fazer esse comando sempre que for instalar um novo pacote.

sudo apt update -y
Terminal

Passo 2: Após deixar que o sistema atualize todos os pacotes vamos fazer o comando de instalação da JDK, para isso é simples basta executar o comando a seguir:

sudo apt install openjdk-17-jdk -y
Terminal

Caso você não queira instalar a JDK porque não precisa do Kit de desenvolvimento e só quer instalar a JRE que é o ambiente de execução, basta usar o comando abaixo:

sudo apt install openjdk-17-jre -y
Terminal

Observação: Quando você instala a JDK automaticamente é instalado a JRE também, então caso tenha feito o comando de instalação da JDK não é necessário fazer o comando de instalação da JRE.

Passo 3: Validando a instalação

Para saber se a instalação foi bem sucedida podemos executar o comando que nos mostrará a atual versão:

java -version
Terminal

A saída fica assim:

openjdk version "17.0.9" 2023-10-17
OpenJDK Runtime Environment (build 17.0.9+9-Ubuntu-122.04)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 17.0.9+9-Ubuntu-122.04, mixed mode, sharing)
Terminal

Conclusão

A instalação desse pacote de desenvolvimento é realmente simples no ambiente Ubuntu e derivados, com essa última versão LTS é possível utilizar-se de frameworks nas versões mais atuais como é o caso do Spring na versão 3.
A versão 17 trouxe muitas novidades de melhorias, um exemplo é o uso de Records que tenta tornar a linguagem menos verbosa, mas mantendo o padrão da orientação a objetos.
É possível acompanhar as novidades no site oficial.

Links uteis

Mauricio Lima
Mauricio Lima

Bacharel em Ciência da Computação, profissional dedicado ao desenvolvimento de software e entusiasta da tecnologia.

Artigos: 65