Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Nesse tutorial vamos ensinar como instalar o Minikube no Ubuntu, para testar e estudar sobre Kubernetes sem custo.
Hoje vamos ensinar a instalar e configurar corretamente esse poderoso gerenciador de contêineres na sua maquina que utiliza o sistema operacional Ubuntu, também servirá para distros que são derivadas.
O Kubernetes é um dos mais utilizados gerenciadores de contêineres Open Source do mercado, foi desenvolvido originalmente pelo Google. Esse gerenciador de contêineres é tão utilizado que possui implementações dele em todas as grandes plataformas de computação em nuvem como AWS, Azure e a própria GCP.
Além do gerenciamento de contêineres também é possível gerenciar cargas de trabalho, além de facilitar a implementação de CD/CI, é compatível com a maioria dos repositórios de imagens, além de ser compatível com imagens de contêiner Docker.
Caso queira conhecer um pouco mais sobre Docker, temos alguns tutoriais, acesse através do link;
O Minikube é uma implementação menor do Kubernetes, que virtualiza um cluster que possui apenas um nó, é muito útil para quem precisa estudar ou testar alguma funcionalidade, essa implementação está disponível para as principais plataformas como Windows, Linux e Mac.
Para que possamos criar o nosso cluster vamos precisar de um virtualizador, para que ele consiga criar as maquinas virtuais que serão utilizadas no cluster.
Um dos virtualizadores compatíveis e de fácil instalação é o Virtual Box, ele será nossa escolha para instalação virtualizar nosso cluster.
Para instalar o Virtual Box precisamos executar alguns comandos no terminal, que pode ser aberto pelo menu de aplicativos ou através das teclas de atalho Ctrl + Alt + T
.
Como primeiro passo precisamos atualizar os nossos pacotes para isso execute o comando abaixo no terminal:
sudo apt update -y
TerminalAgora que os pacotes estão atualizados, vamos utilizar o comando que de fato instala o Virtual Box no nosso S.O.
sudo apt install virtualbox virtualbox-ext-pack -y
TerminalAgora que nosso ambiente está pronto para receber o Minikube, vamos fazer o download da ferramenta para instalar, podemos fazer isso executando o seguinte comando no terminal:
wget https://storage.googleapis.com/minikube/releases/latest/minikube-linux-amd64
TerminalAgora precisamos dar permissão de execução para ele, para isso vamos executar o comando:
chmod +x minikube-linux-amd64
TerminalE em seguida vamos mover ele para a pasta de uso.
sudo mv minikube-linux-amd64 /usr/local/bin/minikube
TerminalPodemos verificar agora se a instalação ocorreu de acordo, para isso podemos checar se está funcionando com o comando para verificar a versão:
minikube version
TerminalA ferramenta para gerenciar o nosso cluster será o kubectl, e precisamos configurá-la para conseguir acessar o nosso cluster.
Para fazer a instalação do kubectl vamos fazer o download utilizando o comando abaixo:
curl -LO https://storage.googleapis.com/kubernetes-release/release/`curl -s https://storage.googleapis.com/kubernetes-release/release/stable.txt`/bin/linux/amd64/kubectl
TerminalAgora vamos precisar dar permissão de execução para ele, para isso basta executar o comando:
chmod +x ./kubectl
TerminalPara que seja possível executar o utilitário via terminal vamos mover ele para a pasta bin, usaremos o comando a seguir para mover:
sudo mv ./kubectl /usr/local/bin/kubectl
TerminalAgora podemos testar se está funcionando, executando o seguinte comando:
kubectl version -o json
TerminalAgora que já instalamos e configuramos o kubectl podemos iniciar o nosso cluster, é possível fazer ele através do terminal, basta usar o comando abaixo.
minikube start
TerminalDepois de iniciado, podemos verificar o cluster e os nós usando o comando abaixo:
kubectl get Nodes
TerminalPronto o cluster está configurado e pronto para começar a subir os pods.
minikube stop
Terminal