Como criar atalhos no Linux

Para quem está pouco acostumado com o Linux e principalmente vem do mundo Windows criar atalhos de um programa na área de trabalho pode se tornar um bicho de sete cabeças, ou alguns programas que instalamos via terminal que não criam atalho e nós gostaríamos que eles fossem exibidos no menu de aplicativos, nesse tutorial vamos te mostrar passo a passo como criar atalhos no Linux de maneira fácil.

E se você é novo usando o Linux confira nosso tutorial de 11 comandos de terminal essenciais para todos que usam Linux.

Como funcionam os atalhos no Linux

Os atalhos de aplicativo no Linux nada mais é do que um arquivo, que segue uma especificação e tem permissão de execução.

Isso te dá a liberdade de criar atalhos onde você preferir e até personalizá-lo alterando o icone da aplicação por exemplo.

Criando um atalho na Área de trabalho (Desktop)

Como experiência vamos criar o atalho de uma aplicação na nossa área de trabalho (Desktop), no nosso exemplo vamos criar o atalho do Eclipse IDE.

Vamos abrir o terminal, pode ser feito através das teclas de atalho Ctrl + Alt + T, ele deve abrir na pasta raiz do seu usuário, como queremos criar na área de trabalho vamos nos deslocar até lá através do terminal mesmo, podemos fazer isso usando o seguinte comando

cd "Área de Trabalho"
Terminal

Esse comando irá funcionar se o seu Linux ter sido instalado com o idioma em português, caso contrário pode ser que a pasta esteja com o nome de Desktop, nesse caso é só substituir o parâmetro do comando para o nome correto. Ex.

cd Desktop
Terminal

O próximo passo é criar um arquivo com a extensão .desktop como convenção usamos o nome do programa para nomear o arquivo, para ficar fácil de associar depois se precisar criar algo, então o comando ficaria assim touch nome_do_programa.desktop

Como estamos criando para o Eclipse IDE vamos usar esse comando.

touch eclipse.desktop
ShellScript

Agora que o arquivo está criado precisamos abrir ele com algum editor de texto, pode ser o vim, vi, gedit, vscode, fica ao seu critério.

Abrindo o arquivo vamos colocar as seguintes informações

[Desktop Entry]
Name=Eclipse
Type=Application
Exec=/home/artefatox/eclipse/java-2022-09/eclipse/eclipse
Icon=/home/artefatox/eclipse/java-2022-09/eclipse/icon.xpm
Version=4.25.0
Terminal=false
eclipse.desktop

Vamos explicar o que cada informação quer dizer, os parâmetros que estão marcados com * são obrigatórios para que o atalho funcione corretamente.

  • Name *: É o nome que será exibido no atalho da nossa aplicação
  • Type *: É o tipo de atalho que estamos criando, existem outros tipos mas para programas usamos “Application”
  • Exec *: É o caminho completo onde se encontra o executável do programa, no nosso caso o Eclipse foi instalado na pasta /home/artefatox/eclipse/java-2022-09/eclipse/ e o nome do executável dele é eclipse ficando o caminho completo assim: /home/artefatox/eclipse/java-2022-09/eclipse/eclipse
  • Icon *: É o caminho completo onde se encontra o icone da nossa aplicação no nosso caso ele se encontra na mesma pasta da aplicação e seu nome é icon.xpm é importante lembrar que é necessário colocar a extensão do arquivo porque não precisa ser necessariamente essa extensão, poderia ser um arquivo .png por exemplo.
  • Version: Onde você indica a versão da aplicação que está utilizando.
  • Terminal: Define se a aplicação será executada pelo terminal ele só aceita nesse parâmetro true ou false

Depois de ter preenchido todas as informações referente a aplicação que você está criando o atalho pode salvar e fechar o arquivo.

Agora para que esse atalho funcione precisamos dar permissão de execução para ele, podemos fazer utilizando o terminal mesmo através do comando

chmod +x <nome-do-arquivo>.<extensao>
Terminal

No nosso exemplo fica assim:

chmod +x eclipse.desktop
Terminal

Feito isso já é possível testar o atalho clicando duas vezes nele.

Criando um atalho no menu de aplicativos

Se você quer que o seu atalho apareça no menu de aplicativos, basta executar os mesmos passos mas com uma alteração o arquivo criado precisa ficar localizado na pasta /usr/share/applications um ponto importante é que está pasta é protegida e para modificar ou criar arquivos dentro dela é necessário ser administrador, então quando for usar o comando de criar o arquivo não se esqueça de adicionar o sudo na frente do comando.

Links

Mauricio Lima
Mauricio Lima

Bacharel em Ciência da Computação, profissional dedicado ao desenvolvimento de software e entusiasta da tecnologia.

Artigos: 65